Annonce

Eredan iTCG forums move. You can find them at this adress: http://forums.eredan.com/index.php.

Eredan GT forums stay here, the same for the old Eredan iTCG forums who pass in read only.

Les forums d'Eredan iTCG ont déménagés. Retrouvez-les à cette adresse : http://forums.eredan.com/index.php.

Les forums d'Eredan GT restent ici, ainsi que les anciens forums d'Eredan iTCG qui y seront toujours en lecture seule.

#1 08-10-2011 15:51:33

Nurvus
Gardien
Inscription : 01-12-2010
Messages : 2 526

Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

Eu fiz esta sugestão no forum inglês também, mas sinceramente não ha la muita actividade dos moderadores nem dos jogadores.

Ha dois grandes problemas no jogo, em termos de equilibrio:
1 - Cartas muito poderosas, e a possibilidade de acumular um grande numero delas num deck.

Neste caso, muito do mérito de ser um bom jogador perde-se pois na maioria dos casos teres ou nao as cartas lendarias que todos ou quase todos os decks necessitam para serem competitivos é a diferença entre a vitoria e a derrota.

A minha resposta para isto é o Stat/Mecânica: Rank.
http://forum.eredan.com/viewtopic.php?id=28526

2 - Combos demasiado poderosos

Utilizemos o exemplo dos decks de descarte.
Dizem que esse tema é, com as cartas certas, demasiado poderoso.
Se é ou nao, nao sera devido a uma carta, mas aos combos.

Num so deck, teres Theft, Treacherous, The Prestige, Panic, Mental Syphon, etc, realmente torna-se demasiado forte.

A minha resposta para isto é o Stat/Mecânica: Elite.
http://forum.eredan.com/viewtopic.php?id=26131

Atenção!
Quer Rank quer Elite seriam atributos visiveis nas cartas, tal como o nivel da carta (no caso do Rank), ou Única (no caso de Elite).

----
[Rank]
----

O conceito do stat/mecânica Rank é essencialmente um orçamento de deck.
Imaginemos que tens um orçamento de 50 Rank para um deck, e cada carta tem entre 1 a 3 Rank (os personagens poderiam ter entre 1 a 6).

O que sucede é que isto quer dizer que se tivesses so cartas de Rank 1 terias um deck de 23 Rank, e se tivesses so cartas de Rank 3 terias um deck de 69 Rank (so conseguirias usar o deck se tivesse 50 Rank ou menos).

Para que serve a ideia?
- Impossibilita que enchas um deck so com cartas insanas, como lendarias.
- Dá valor a cartas fracas que neste momento ninguem usa, pois poderao ser utilizadas como "filler" de rank baixo para um deck que tem demasiadas cartas com rank alto.
- Reduz (ou remove) a necessidade de banir cartas
- Permite criar Salas de Rank para varios alcance de rank, por exemplo:
Rank 23 a 29;
Rank 30 a 36;
Rank 37 a 43;
Rank 44 a 50.

Exemplo #1:
Kounok the Prophet = Rank 5
Zahal, Arkalon = Rank 4
Valentin = Rank 3

Quer dizer que se usares no lugar do Zahal o Valentin, consegues meter uma carta de 1 Rank acima no deck.

Exemplo #2:
Espertinho for rank 2
Luta! for rank 1

Quer dizer que num deck com muitas cartas de rank alto pode fazer sentido usar Luta! para conseguir ficar dentro do Rank 50 maximo, em vez de Espertinho.

-----
[Elite]
-----

O conceito do stat/mecânica Elite é limitar certos combos.
So podes ter, por exemplo, 3 cartas Elite num deck (vou tamb'em dar dois exemplos para um maximo de 4 ou 5 cartas Elite por deck)

Exemplo #1:
Se [card]Theft[/card] e [card]Treacherous[/card] forem Elite, no deck podes ter:
3x Theft;
1x Treacherous + 2x Theft;
2x Treacherous + 1x Theft;
ou 3x Treacherous

Exemplo #2:
Se [card]Keizan[/card] e [card]Living Nature[/card] forem Elite, se tiveres Keizan no deck so podes usar 2 Living Nature.

Exemplo #3:
Se [card]Port[/card] e [card]Multitarefas[/card] forem Elite, no deck podes ter:
3x Port
2x Port + 1x Multitasking
1x Port + 2x Multitasking
ou 3x Multitasking

Exemplo #4:
Se puderes ter 5 cartas Elite por deck, e Treacherous, Mental Syphon e Theft forem Elite, so podes ter um dos seguintes combos:
1x Theft, 3x Treacherous e 1x Mental Syphon
2x Theft, 2x Treacherous e 1x Mental Syphon
3x Theft, 1x Treacherous e 1x Mental Syphon
2x Theft e 3x Treacherous
3x Theft e 2x Treacherous

Exemplo #5:
Se puderes ter 5 cartas Elite por deck, e [card]Port[/card] e [card]Multitarefas[/card] forem Elite, no deck podes ter:
3x Port + 2x Multitasking
2x Port + 3x Multitasking

Para que serve a ideia?
- Impossibilita combos demasiado fortes
- Aumenta o numero de variantes do mesmo tema do deck
- Reduz (ou remove) a necessidade de banir cartas

---
Espero que as minhas ideias estejam claras e façam sentido.
Agradecia imenso alguma discussao construtiva, especialmente se for possivel alguem da equipa do Feerik dar uma olhadela nisto.

Dernière modification par Nurvus (08-10-2011 16:55:05)


Hors ligne

#2 08-10-2011 15:57:11

lflemmi
Gardien
Inscription : 04-06-2011
Messages : 1 062

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

já foram dadas idéias parecidas, eu mesmo dei a idéia de se fazer uma sala de nivel pelo preço de mercado das cartas mas, essas idéias naum foram para frente


MEU NOME É Lfemmi e naum Iflemmi, rs
(Modificado da frase de Stormholt)


Hors ligne

#3 08-10-2011 16:05:41

Nurvus
Gardien
Inscription : 01-12-2010
Messages : 2 526

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

A minha ideia de Rank possibilita precisamente criar varias Salas de Rank, onde so decks entre X a Y Rank total podem jogar.

Isso de salas por preço de mercado nao faz tanto sentido, pois os preços fluctuam muito, cartas mais recentes sao sempre mais caras e ha cartas antigas que sao muito boas mas baratas devido a haver muita oferta e pouca procura.


Hors ligne

#4 08-10-2011 16:06:19

Skipen
Solarian
Lieu : porto alegre - RS
Inscription : 08-09-2011
Messages : 699
Site Web

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

eu sou a favor , mas assim limitaria muito o uso de combos altos , assim o jogo eredan ficaria meio chato . 
ja tem uma limitacao das cartas , racas , classes , casta e guilda , se tiver mais essa restricao , o jogo vai fica muito chato , as pessoas n vao mais poder fazer o combo super apelao q adoram  . ou teram q fazer menos .
por q o jogo eredan é assim ganha qem tem mais grana pra compra mais cartas . e quem tem mais cartas apelonas tem mais chances de ganhar .

gosto da tua ideia mas n sei se vale a pena.


Hors ligne

#5 08-10-2011 16:10:36

Nurvus
Gardien
Inscription : 01-12-2010
Messages : 2 526

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

É apenas um sistema. Se for usado devidamente o jogo nao fica chato de maneira nenhuma.
- apenas colocar o atributo Elite onde é mesmo necessario;
- dar Ranks adequados a todas as cartas

Eu nao quero estragar nenhum combo. Apenas ha combos que exageram.
No caso do Port, 1 em jogo a mais ou a menos é a diferença entre o deck ser equilibrado ou demasiado poderoso.

Dei exemplos hipoteticos, nao me estou a queixar de nenhum deck em particular.

Como tem sido banido Keizan, Port, etc, estava a dar o exemplo dessas cartas - e como a equipa Feerik podera equilibrar o jogo sem banir NADA! smile

Dernière modification par Nurvus (08-10-2011 16:14:51)


Hors ligne

#6 08-10-2011 16:41:26

Zorak
Gardien
Lieu : Rio de Janeiro - Brazil
Inscription : 29-12-2010
Messages : 1 510

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

Eu ainda acho que o ban é inevitável pelo ponto de vista comercial, que é só o que interessa pra Feerik, mas esse sistema pode funcionar perfeitamente em conjunto com os bans. Outro ponto favorável é que a lista de cartas banidas pode ser reduzida substancialmente já que a frequência de certos combos durante partida diminuiria bastante.
Uma variável do teu sistema que acho interessante seria criar uma característica para determinadas cartas que limitariam as mesmas a penas 2 cópias por baralho, como as cartas únicas.


IGN Edinho - BODE TEAM

"A vei, esses cara não sabem nem onde caga."
                                              -Filippe_Balbino


Hors ligne

#7 08-10-2011 16:46:15

Nurvus
Gardien
Inscription : 01-12-2010
Messages : 2 526

Re : Melhorando o Equilibrio - Novos Stats/Mecânicas: Elite & Rank

Talvez existissem algumas cartas que necessitassem ser banidas a mesma, mas duvido, porque para tal basta dar-lhes o stat Elite.

[card]Councilor Ishaia[/card], por exemplo, se for Elite, ja limita muitos combos OPs.
Se tiver Rank 6, reduz o numero de cartas fortes que podes ter no deck.

[card]Keizan[/card] e [card]Living Nature[/card] sendo ambos elite limita a OPness do deck, reduzindo a 2 Living Natures no deck.
Nao é a carta Living Nature que é abusada, mas a combinaçao com Keizan.

[card]Port[/card], é uma carta que quantas mais em jogo mais abusado, e multitasking duplica o numero de Ports em jogo, logo se dermos uma especie de limite a combinaçao dessas duas cartas, o problema resolve-se = Elite.

[card]Vital Syphon[/card] com [card]Mastery[/card], abusa também, se forem ambas Elite, faz com que possas ter ou 3 Vital Syphon, ou Mastery + 2 Vital Syphon.

Entre Rank e Elite, nao querendo parecer arrogante, acho que ficaria tudo resolvido a um nivel que nao haveria necessidade para banir cartas.

E atenção, eu dei o exemplo de Elite restringir a 3 cartas por deck.
Pode ser 4, pode ser 5.
Se so puderes ter 5 cartas elite no deck, e Port + Multitasking forem Elite, podes ter 3x Port + 2x Multitasking; se Theft, The Prestige, Mental Syphon e Treacherous forem Elite, so podes ter por exemplo 1 Theft, 2 Treacherous, 1 Mental e 1 Prestige.

Dernière modification par Nurvus (08-10-2011 16:50:12)


Hors ligne

Pied de page des forums