Annonce

Eredan iTCG forums move. You can find them at this adress: http://forums.eredan.com/index.php.

Eredan GT forums stay here, the same for the old Eredan iTCG forums who pass in read only.

Les forums d'Eredan iTCG ont déménagés. Retrouvez-les à cette adresse : http://forums.eredan.com/index.php.

Les forums d'Eredan GT restent ici, ainsi que les anciens forums d'Eredan iTCG qui y seront toujours en lecture seule.

#1 13-09-2011 19:12:21

Paladino.:RR:.
Gardien

Matematica sobre a compra de boosters..

Algum tempo atras, estavamos discutindo a compra de booster no chat do Eredan 2.0  (Nem me lembro quem era tudo) sobre se compensa comprar o booster de 12 cartas ou o de 4 cartas. Chegamos a uma conclusão matematica de que estatisticamente compensa comprar o de 4 cartas. Não vi esse calculo postado em lugar algum do forum e não lembro de ja ter sido discutido isso então vou repassar aqui. Espero que possa ajudar alguem a decidir onde gastar..

Todos os lançamentos semanais são 90% das vezes de 6 cartas, sendo 1 delas raras. 
Alem do mais, que de tempo em tempo quando é feito um lançamento de reforço de alguma guild a % de raras é geralmente maior ainda, como no ultimo lançamento noz que foram 17 cartas com 4 cartas raras.

Resumindo em cada 6 cartas no jogo uma é rara. Ou seja a % de cartas raras no jogo é de 16,66% até um pouco mais alta devido aos lançamento maiores. Não sei dizer qual a % de raras no lançamento inicial do jogo que poderia influenciar este calculo, mas devido a quantidade de cartas lançadas posteriormente acredito que se existia alguma diferença ela ja foi absorvida na estatistica.

Ou seja, quando você compra cartas aleatórias a probabilidade de você conseguir uma rara é de 1 a cada 6 cartas, enquanto um booster de 12 cartas só lhe da uma carta rara. Então na teoria das probabilidades, comprar o booster de 4 cartas é mais vantajoso. Porem como se trata de estatistica você só vai perceber esta tendencia quando comprar em quantidade.

Se você comprar apenas uns 3 booster do de 4 cartas é bem capaz que talvez fique sem uma rara... Como experiencia pessoal, eu gasto 75 reais por mes no jogo e sempre compro booster de 4 cartas e nunca peguei menos raras do que teria pego se tivesse comprado tudo em booster de 12 cartas... A minha pior compra eu ainda consegui 2 raras a mais do que se tivesse comprado tudo no de 12 cartas.

Bem, fica ai a dica com a explicação, mas só lembro que a escolha e o risco é de cada um, se você der muito azar não vai ficar brabo comigo.

Mas resumindo acredito que o booster de 12 cartas é mais seguro para quem gasta pouco, mas para quem compra mais de 2000 fez por vez, acho que o de booster de 4 cartas compensa mais.

#2 13-09-2011 19:16:49

DohkoLod
Modérateur Eredan

Re : Matematica sobre a compra de boosters..

Interessante os cálculos.

O que mais me incomoda é a dificuldade de vir lendárias no booster de 12 cartas.

Chat Fórum ITCG: group1185284@groupsim.com
É só adicionar como um contato no MSN!
Bruto, Rústico e Sistemático.
O Keizan - O Grande Corruptor - O Capitão

#3 13-09-2011 19:23:52

Gardien

Pois é dohko, no booster de 12 cartas a lendaria pega o lugar da rara. E não sei que formula eles utilizam para dizer quando isso ocorre.. Mas teoricamente se eles trabalhassem  de maneira fazerem uma amostra de todas as raras com as lendarias, e dai aquele 1 slot do booster é sorteado entre essa amostra a probabilidade de vir 1 lendaria no de 12 deveria ser maior do que no de 4 onde a lendaria compete com todas as cartas e não apenas as raras...

Mas vai saber como isso funciona mesmo.. Talvez o booster deva passar primeiro por um teste para ver se vai haver possibilidade de vir lendaria e depois ser realizado este calculo?

Mas sei la, tudo especulação..

#4 14-09-2011 00:03:58

Tuliovpd
Solarian
Lieu : Aracaju, SE

Por minhas compras não acredito que a probabilidade de se conseguir cartas raras no booster de 4 cartas seja de 1 para 6. Penso que é 1 para 12, mas a diferença na quantidade de raras quando comparado ao mesmo valor de feez de booster de 12 cartas pode ser devido a diferença de valor entre 1 booster de 12 (400feez) para 3 bbosters de 4 cartas (360 feez).

Desta forma quando se compra em grande quantidade esta pequena diferença de valor se transforma em maior número de bbosters de 4 cartas comprados, elevando a probabilidade de cartas raras.

Não acredito que a aleatoriedade seja pelo número de cartas totais, deve haver uma menor frequencia de "fabricação" de cartas raras e lendárias, como ocorre com as antigas figurinhas premiadas e em card games impressos.

gostei da discussão. Aqui coloco só uma opinião, não havendo qualquer rigor cientifico, mas nas minhas proximas compras eu vou fazer os calculos e posto aqui.

Vida eterna ao povo do deserto. Morte aos infiéis.

#5 14-09-2011 03:04:16

Gardien

A informação do booster diz que contem 4 cartas selecionadas entre os atos I e IV não fala nada de probabilidade, o que nós leva que a logica que eu assumi esta certa.  Se existe alguma maneira diferente de seleção então a feerik esta enganando os jogadores com a informação disponibilizada nos booster.

#6 14-09-2011 05:07:10

Tuliovpd
Solarian
Lieu : Aracaju, SE

Paladino.:RR:. a écrit :

A informação do booster diz que contem 4 cartas selecionadas entre os atos I e IV não fala nada de probabilidade, o que nós leva que a logica que eu assumi esta certa.  Se existe alguma maneira diferente de seleção então a feerik esta enganando os jogadores com a informação disponibilizada nos booster.

Concordo, porém nunca abri um booster para encontrar 2 raras e sendo realmente aleatória a distribuição de cartas, poderia não ser comum, mas que deveria acontecer com alguma frequencia, isso sim.

qualquer dia faço os testes, mas só quando lançarem cartas que prestem para os Nomades.

Vida eterna ao povo do deserto. Morte aos infiéis.

#7 14-09-2011 12:24:16

hlrtok
Banni(e)

assim de boa ja apareceram outros Einsteins com calculos malucos mais meu "ISSO NAO COLA É BALELA" e tudo sorte ou falta de quantos caras que gastam em media 50 reais nao tiraram NENHUMA lendaria e outros que na missao diaria tiram bola de fogo katana( se bem que alguns casos eu acho mentira) cara que comprou booster de 4 cartas saiu assassinato ANS vazio entao serio mesmo nao se prendam a essas suposiçoes por que a propria Feerik nunca jamais se mostrou interessada em divulgar qual a logica aplicada nessa aleatoriedade no que diz respeito a distribuiçao das cartas em boosters e se voces querem discutir isso e preferivel que nem postem aqui porque voces passam uma informaçao que nao e baseada em fato algum e quem chega agora lendo isso como ja aconteceu outras vezes vai la gasta a grana quebra a cara e fica desiludido falando que esses posts favorecem o simples capital do jogo e que foram induzidos por uma informaçao falsa e displicente

#8 14-09-2011 12:41:02

JeannMarinho
Voyageur

Paladino.:RR:. a écrit :

Lembro perfeitamente no dia do ultimo lançamento kotoba, aquele mega update, comprei bastante booster de 4 cartas, veio 12 ou mais shui khan e outras cartas do mesmo lançamento em grande quantidade (menos as mais caras hehe). Eu estava com 2009 cartas na coleção, a grande maioria dos últimos lançamentos, me parece bem obvio que as cartas mais novas saem com MUITO mais facilidade do que as antigas, não sei se isso se aplica as lendarias.

#9 14-09-2011 19:20:56

Gardien

hlrtok a écrit :

assim de boa ja apareceram outros Einsteins com calculos malucos mais meu "ISSO NAO COLA É BALELA" e tudo sorte ou falta de quantos caras que gastam em media 50 reais nao tiraram NENHUMA lendaria e outros que na missao diaria tiram bola de fogo katana( se bem que alguns casos eu acho mentira) cara que comprou booster de 4 cartas saiu assassinato ANS vazio entao serio mesmo nao se prendam a essas suposiçoes por que a propria Feerik nunca jamais se mostrou interessada em divulgar qual a logica aplicada nessa aleatoriedade no que diz respeito a distribuiçao das cartas em boosters e se voces querem discutir isso e preferivel que nem postem aqui porque voces passam uma informaçao que nao e baseada em fato algum e quem chega agora lendo isso como ja aconteceu outras vezes vai la gasta a grana quebra a cara e fica desiludido falando que esses posts favorecem o simples capital do jogo e que foram induzidos por uma informaçao falsa e displicente

Obrigado pela comparação a Einstein, porem considerando que eu acompanho o forum desde que comecei a jogar de março, e ainda na época tirei um tempo para ler a maioria dos posts antigos e seu registro é de julho, e a menos que você tenha pelo menos mais de 7 meses de lurker no forum, e possa me apontar assuntos do ano passado, não lembro de nem uma discussão sobre a probabilidade dos boosters.

E o calculo que eu falei é baseado em probabilidade estatistica e não são baléla. Se você é do tipo de pessoa que considera uma formula matematica lógica como balela, é possível que ache que comprar coisas parceladas na casas bahia pelo modo price é um bom negócio porque as parcelas são sempre o mesmo valor.

E também em nem 1 momento eu disse que deveria sair 2 rara ou rara e lendaria em 1 booster de 4 cartas. Estaticamente, ja que existe 1 carta rara para cada 6 cartas no eredan, compensaria comprar mais boosters de 4 cartas.

Concordo, porém nunca abri um booster para encontrar 2 raras e sendo realmente aleatória a distribuição de cartas, poderia não ser comum, mas que deveria acontecer com alguma frequencia, isso sim.

Eu já, nunca em 1 booster apenas, mas ja comprei 1x 3 booster de 4 cartas e veio 4 raras, o que significa que em pelo menos um deles veio mais de uma.

#10 14-09-2011 20:05:36

Zorak
Gardien
Lieu : Rio de Janeiro - Brazil

Caras, se muita gente que compra booster d 4 cartas se dá bem em relação às lendárias então podemos dizer que estatisticamente comprar o de 4 cartas é vantajoso.
É assim que funciona, se vc não tem a  fórmula na mão vc tem que coletar o máximo possível de informações pra montar uma amostra e a partir dai verificar se os dados dessa amostra se encaixam em algum modelo estatístico. Tendo dito isto, depois de tanto tempo lendo sobre  o resultado do pull de muitos jogadores dá pra dizer que comprar booster de 4 cartas em grande quantidade é praticamente a mesma coisa que comprar a mesma quantidade de cartas em booster d 12, no que diz respeito a quantidade de raras. Melhor ainda quando observamos que muita gente consegue pelo menos 1 lendária em um conjunto de 30 boosters d 4.
Agente não pode adivinhar a fórmula, até pq seria burrice da feerik divulgar este dado, mas podemos aproximar observando a população.
Engraçado disso é que vc só consegue bons resultados no pull caso compre muitos booster d 4. Se comprar poucos, uns 3 ou 4, o resultado é completamente diferente.
Só tem a ver com sorte quando vc não tem essa vivência em relação aos boosters. Olha que só d booster d 4 abri pra mais d 100, mas sempre dei preferência aos de 12. Engraçado é que eu sempre divido, 2k d feez pra booster d 12 e 2k pra d 4 e os menores sempre compensam o monte de lixo que vem no de 12. big_smile
Pra concluir, não quero estimular ninguém a comprar booster X ou Y. O que eu falo sempre é que se você tem coleção vasta, compre os de 4 cartas; se está começando compre o de 12 pra garantir a rara.

IGN Edinho - BODE TEAM

"A vei, esses cara não sabem nem onde caga."
                                              -Filippe_Balbino

#11 14-09-2011 21:06:29

pseudo7
Gardien

tava com uns fee´z pouco e comprei um de 4.
a carta mais cara q consegui era o shrikan o resto, as outras 3, soh de 100,00 no mercado.

#12 14-09-2011 21:10:18

Gardien

Ai esta outra pegadinha, a carta rara que você pegar pode não valer muito, mas isso pode acontecer até mesmo no booster de 12 cartas.

Mas assim, tirando de cabeça agora o Arkalor e a Bola de Fogo, são muito poucas as cartas incomuns que possuem algum valor significativo. (Excluindo algo que seja novidade). As cartas que realmente valem algo são as raras e lendarias, então para fazer cristais o que compensa mesmo é conseguir o maior numero de raras possível e torcer para que sejam umas que valham algo.

#13 14-09-2011 22:44:24

scizornl
Solarian
Lieu : Nova Lima
Site Web

Eu gastei até agora 120 reais no Eredan...

Primeira compra gastei 20 reais (que me arrependo). Comprei somente boosters de 120. Tive um retorno de 60k.

Na segunda compra foi a mais épica, gastei 50 reais (Dropou Ishaia). Vendi ela por 330k. Ao todo 550k de cristais. Fechei meus baralhos atuais. (Só falta ANS).

Na terceira compra foi a pior, veio muita carta do primeiro ato. Gastei os mesmo 50 reais. Comprei num momento ruim, quest do alquimista. Mas dropou outra lendária (coração de pedra) que está ajudando de forma infinitezimal meu deck de Kotoba. O lucro não sei. Porque não vendi nenhuma das cartas que tirei.

De todas as vezes que comprei os bosters no final de semana seguinte era promoção de 30%. Agora só vou comprar mediante a promoção. 100, 50, 150, 200 reais não importa. Mas agora somente compro com promoção.

Em termos de drop, sempre recomendo o de 120. De 3 levas 2 legendárias. Nada a reclamar. Agora enquanto a Feerik não mudar esses boosters de 12 cartas para somente droparem de forma EXCLUSIVA a guilda referente só irei comprar os de 120.

Pied de page des forums