Annonce

Eredan iTCG forums move. You can find them at this adress: http://forums.eredan.com/index.php.

Eredan GT forums stay here, the same for the old Eredan iTCG forums who pass in read only.

Les forums d'Eredan iTCG ont déménagés. Retrouvez-les à cette adresse : http://forums.eredan.com/index.php.

Les forums d'Eredan GT restent ici, ainsi que les anciens forums d'Eredan iTCG qui y seront toujours en lecture seule.

#1 01-09-2012 18:56:50

feliperenan
Campeur
Inscription : 01-08-2012
Messages : 86

Ultimate descart

Olá, pretendo nesse tópico apresentar a voces o melhor deck de descartador que conheço. Ja tive muitos decks desse tipo, no entanto, após varias modificações e testes, esse é o melhor, pois é o mais estrategico e defensivo contra varios tipos de counters. Embora possa parecer mais lento que o deck de circus, ele é mais eficaz e, além disso, muito mais divertido. Vamos la:

Personagens:

Cl7EPPYH.png
Ishaia: seu bonus de +1 de feitiço é muito útil para descartar mais rapido e aumentar os bonus de defesa. Sua multiguildas faz dela a carta principal do deck, como irei explicar mais pra frente.

D9tvm1GW.png
Conselheiro Verace: isso mesmo, copia todas as guildas no inicio do combate, do turno 1 ao 4 pode receber corrente com cartas como traiçoeiro, prestigio, ans, vazio etc.

UV3S741i.png
O Marques [zil] O marques se encaixa muito bem no deck, por ser pirata aumenta os efeitos de luz de fundo, a qual Verace tb se associa, ja que ele copia a guilda de Marques. COnsidero-o muito bom por ter o bonus de -2 de dano sofrido se jogar um feitoço de sombra.


As cartas jogáveis:

[card]argila em dobro[/card] 2 x. Corrente geral, carta basica de defesa, use-a quando vier, nao exite.

[card]barreira de gelo[/card] 2 x. Corrente geral, mais defesa, use-a de preferencia com ishaia, ja que dobrara seus efeitos, dando + 2 de defesa para todos os seus personagens e ainda é permanente xd

[card]luz de fundo[/card] 3 x. A carta chave do deck. Corrente geral, com ishaia e Verace duas cartas anexadas ao oponente vao pro buraco e 2 escolhidas para serem descartadas, simplesmente desaparecem do mapa ^^. Com ela, sobrara poucas na pilha de descarte, nem ans salvara. Com O marques o bonus de descartar as anexadas nao funcionara, ja que ele não é noz.

[card]clonando[/card] 2 x. Corrente geral, puxe luz de fundo da pilha de descarte e divirta-se hushusuhshsu

[card]mestre do espírito[/card] 1 x. Carta trofeu. Corrente somente com o bonus de Verace. Traga de volta a luz de fundo ou outra carta necessaria nas mais diversas situações. Ela é importante se voce nao queira usar ans ainda, principalmente nos primeiros turnos.

[card]O baile[/card] 1 x. Carta trofeu. Corrente somente com o bonus de Verace. "Mas que diabos de carta", dizem todos oponentes, ora, ela recupera + 1 de vida para cada guilda em combate e para todos os personagens. No total serao de 5 a 6 pontos de vida. Puxando-a com clonando voce em 2 turnos recupera ate 12 de vida. Eita coisa boa ne?

[card]O prestígio[/card] 1 x. Legendaria. Assassino mestre esta dando problemas? o que? citar hero? sopro do dragao?  relaxe, e  use-a com sabedoria.

[card]O vazio faminto[/card] 1x. Legendaria. Puxe qualquer carta da pilha de descarte. Geralmente eu puxo luz de fundo ou o baile, em outras ocasiões puxo um novo começo.

[card]Um novo começo[/card] 1x. Legendaria. Recomeçe, o deck vai rapido, mas cuidado, se o oponente tiver vazio faminto pode começar a chorar. Entao tome cuidado na hora de usa-la ou descarta-la.

[card]Traiçoeiro[/card] 2x. Corrente somente com o bonus de Verace. Boa contra magos, se for decks com pouco espirito, descarte-a nao perca seu tempo.

[card]sifão mental[/card] 1 x. Compre-a na loja no level 16, é corrente geral. So nao descarte luz de fundo e o baile xd. A maioria dos jogadores nao sabe usa-la, pois se nao usar ela com sabedoria, ela mesma pode estragar seu jogo.

[card]maestria[/card] 1x. Duplique luz de fundo, argila em dobro ou barreira de gelo ou ate mesmo clonando xd

[card]suspeita de traição[/card] 2x. Corrente geral. Eu adoro essa carta, use-a quando voce inicia a jogada, ignorando as cartas do oponente da guilda dela. OBS: nao use-a se for contra mercenarios. Ex: tempus, descarte-a, simplesmente.

[card]quebra[/card] 1x. Pode ajudar, eu prefiro deixar ela na pilha de descarte e usa-la somente com clonando ou vazio. Use-a da mao se precisar com urgencia, ja que desanexa legal.

[card]você não ousaria...[/card] 1x. Corrente geral. Que delicia de carta, principalmente contra guerreiros, que tal transformar o ataque monstruoso de um trupe em 3-5 ? e Ourenos que se morda!!!

images?q=tbn:ANd9GcRCiBxxPgWgqf0AJMfPOeopzzQUe2SyD9p0cKzwkGQ6hpNUnQYC

Total: 21 cartas.

Eu sei, é um deck caro, mas compensa, pois é muito eficiente e divertido. Algumas observações sobre o deck:

1) se o oponente tiver ate 30 cartas, nao tem problema, voce pode vencer ja que tem um ciclo infinito de reciclagem e cura.

2) se o oponente tem de 35 a 50 cartas, nao se preocupe é um noob. Estou escrevendo mentira? rsrs

3) voce tem luz de fundo, entao nao se preocupe com dissidencia.

4) Estou com 1710 de elo com esse deck, vai bem mais longe eu que nao gosto de tal evento, estou jogando mais para testa-lo.

Prós:

- descarta tudo mesmo e ate mesmo as anexadas ao personagem oponente vao para a pilha de descarte.
- é gostoso e divertido de jogar
- pode vencer QUALQUER DECK
- competitivo para elo
- otima capacidade de cura com o baile

contras:

Nao conheço deck counter a esse descartador, mas existem algumas cartas que podem atrapalhar: dissidencia, luminosidade, um novo começo e sentença.

Ha um contra geral para todo deck: se nao vier as cartas certas no inicio vc pode ter problemas.

Pergunta geral: "Não tenho legendaria, o que faço"? nao monte esse deck.

E o deck necessita de muito raciocinio e paciencia, e se voce é desses que so joga jogos de luta, futebol e corrida ou so monta decks trupe e seiva com ourenos, pode esquecer, esse deck não é para voce!! xd

Sugestões e criticas sao bem vindas, obrigado

E se alguem quiser ver como funciona na pratica me procure; sirius26

Dernière modification par feliperenan (10-10-2012 03:46:52)


Hors ligne

#2 01-09-2012 19:10:58

leemendes
Habitant de Guem
Lieu : de conchal sp
Inscription : 13-03-2012
Messages : 152
Site Web

Re : Ultimate descart

Ta redondinho o deck!


Jogo eredan como todos jogam mais a minha meta E alcançar meu objetivos com todas minhas forças!

CANAL NO YOUTUB:LEEMENDES EREDAN


Hors ligne

#3 01-09-2012 19:13:47

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

Gostei Muito do Deck,Por Aproveitar A Atualização Passada,Que Não Tinha Visto Nenhum Deck o Fazendo Até Agora.
Mas Diferente Do Leemendes Eu Acho Que Não Esta TÃO Redondinho Assim,As Vezes Deve Travar A Mão(Chance de 1/20 Eu Acho).
Mas Parece Muito Legal,E Concordo Sobre O Que Disse de 35~50 Cartas.


Hors ligne

#4 01-09-2012 19:50:07

Ryugamine Mikado
Guémélite
Inscription : 18-08-2012
Messages : 460

Re : Ultimate descart

Não trava a mão não, quase, eu já lutei contra ele, não sei qual descarte dele é pior, perco no máximo turno 6 o.o


Oh, i when I say I love humans, that means humans, not you. -Orihara Izaya


Hors ligne

#5 01-09-2012 20:22:39

leemendes
Habitant de Guem
Lieu : de conchal sp
Inscription : 13-03-2012
Messages : 152
Site Web

Re : Ultimate descart

Sim e quase impossivel travar a mao!


Jogo eredan como todos jogam mais a minha meta E alcançar meu objetivos com todas minhas forças!

CANAL NO YOUTUB:LEEMENDES EREDAN


Hors ligne

#6 01-09-2012 20:31:28

feliperenan
Campeur
Inscription : 01-08-2012
Messages : 86

Re : Ultimate descart

digo que ate o momento nao travou a mao nenhuma vez, no entanto se voce iniciar com 2 clonando+1 novo começo+vazio+prestigio voce esta travado, mas penso que essa possibilidade ou outra semelhante é muito pequena, e claro, isso pode acontecer com qualquer outro deck que use legendarias ou situações similares.


Hors ligne

#7 01-09-2012 20:47:40

roombi
Gardien
Inscription : 22-04-2012
Messages : 1 109

Re : Ultimate descart

codydet a écrit :

E Concordo Sobre O Que Disse de 35~50 Cartas.

discordo, até porque há decks que exigem ter muitas cartas, como o mestre marzhim, ou kotoba que mesmo com + de 30 cartas roda bem. Mesmo que seja um noob com 50 cartas tem mais chances de ganhar do que o deck de descarte, pelo fraco ataque.

O deck parece-me bom, ainda mais, hoje em dia é raro ver descarte, tanto na sala de nivel como no Elo. Eu no elo tou com 1600 com o meu descarte, e fico feliz de saber que nao sou o unico por la com descarte xD

Pode ser que um dia nos encontremos la


Hors ligne

#8 01-09-2012 20:55:32

feliperenan
Campeur
Inscription : 01-08-2012
Messages : 86

Re : Ultimate descart

roombi a écrit :
codydet a écrit :

E Concordo Sobre O Que Disse de 35~50 Cartas.

discordo, até porque há decks que exigem ter muitas cartas, como o mestre marzhim, ou kotoba que mesmo com + de 30 cartas roda bem. Mesmo que seja um noob com 50 cartas tem mais chances de ganhar do que o deck de descarte, pelo fraco ataque.

O deck parece-me bom, ainda mais, hoje em dia é raro ver descarte, tanto na sala de nivel como no Elo. Eu no elo tou com 1600 com o meu descarte, e fico feliz de saber que nao sou o unico por la com descarte xD

Pode ser que um dia nos encontremos la

sim tem excessões, mas mesmo assim um deck de marzhim com +40 cartas nao é melhor que um de 30 a 35 cartas. Deck marzhim com 50 cartas é noob. Eu ja venci deck de 45 cartas kotoba e ate mesmo 42 cartas de runicos, a diferença desse deck para com um descartador circo é que esse cura feito o diabo e desanexa as cartas de forma tao efetiva que um circo nao faz.

No elo tem descartador clerigo com 1650 pontos. Mas como voce disse, sao poucos...


Hors ligne

#9 01-09-2012 21:18:32

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

Olha Cara Eu Disse Errado,é Mais Remota A Possibilidade De Mão Trancada,Deve Ser de 1 em 200.

roombi a écrit :

discordo, até porque há decks que exigem ter muitas cartas, como o mestre marzhim, ou kotoba que mesmo com + de 30 cartas roda bem. Mesmo que seja um noob com 50 cartas tem mais chances de ganhar do que o deck de descarte, pelo fraco ataque.

Uma Coisa Que Eu Vinha Pensando Sobre Este Deck é Justamente o Que Faria Você Estar Errado tongue.

feliperenan,Que Tal Colocar As Seguintes Cartas

[card]Anatematizar[/card],[card]A Porta do Infinito[/card]

Pois Um Combo Que Estraga 90% Dos Decks é
[card]A Porta Do Infinito[/card] + [card]Anatematizar[/card]

No Que(Contra o Que) o Combo é Util?
Compendium
Guerreiros
Hochaim
Marzin
Golem
Entre Outros


Hors ligne

#10 01-09-2012 21:30:16

Ryugamine Mikado
Guémélite
Inscription : 18-08-2012
Messages : 460

Re : Ultimate descart

Ele não tem nivel para ter esta carta, e ele não precisa de anatematizar, pois luz de fundo, mestre do espirito, e prestigio fazem o trabalho, alem de que anatematizar iria acabar com o deck dele, pois ele sempre esta reciclando.


Oh, i when I say I love humans, that means humans, not you. -Orihara Izaya


Hors ligne

#11 01-09-2012 21:41:34

maikmc
Habitant de Guem
Inscription : 17-09-2011
Messages : 254

Re : Ultimate descart

eu ia dizer uma coisa, mas o Ryugamine Mikado, já me adiantou, bom cody, s vc não sabe o q tá dizendo não fale nada por favor e pare d dar pito nos decks dos outros, o cara já disse q já testou várias outras coisa, já comprovou a eficiencia deste deck como está, e eu sei pq já enfrente decks parecidos várias vezes, então cody, limite-se pois o cara entende mais do q vc.

me atrevo a dizer, q qualquer pessoa com lvl acima de 16 entende mais do q vc

Dernière modification par maikmc (01-09-2012 21:47:56)


"Na escrita existe um ponto de interrogação, exite um ponto de exclamação, existe um ponto final, mas não exite um ponto de ironia..." (Danilo Gentilli, humorista)


Hors ligne

#12 01-09-2012 21:57:41

Xoyru
Gardien
Lieu : Ilhas Brancas
Inscription : 17-08-2011
Messages : 1 066

Re : Ultimate descart

só pra completar oque o maik disse: porta do infinito NÃO é tããããããão boa assim, não tenta enfiar ela em qualquer deck q não é assim q funciona cara, não é só colocar uma porta do infinito q vc já venceu o jogo não

Dernière modification par Xoyru (01-09-2012 21:58:22)


http://maw-underthebamboo.blogspot.com/
http://cian.over-blog.net/
Piratas são os donos da pólvora, do trovão e do metal.


Hors ligne

#13 01-09-2012 21:59:53

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

maikmc a écrit :

eu ia dizer uma coisa, mas o Ryugamine Mikado, já me adiantou, bom cody, s vc não sabe o q tá dizendo não fale nada por favor e pare d dar pito nos decks dos outros, o cara já disse q já testou várias outras coisa, já comprovou a eficiencia deste deck como está, e eu sei pq já enfrente decks parecidos várias vezes, então cody, limite-se pois o cara entende mais do q vc.

me atrevo a dizer, q qualquer pessoa com lvl acima de 16 entende mais do q vc

Então eu Entendo Mais Que Eu LoL?
E Sem Ofenças,A Opinião é Minha,Não Tenho Culpa Se Gostou Ou Não...

Ryugamine Mikado a écrit :

Ele não tem nivel para ter esta carta, e ele não precisa de anatematizar, pois luz de fundo, mestre do espirito, e prestigio fazem o trabalho, alem de que anatematizar iria acabar com o deck dele, pois ele sempre esta reciclando.

Você Quer Comprar Remover 2 Cartas Do Descarte Com Estragar Um Deck Equipamento Possui Alma,Ou Marzin?
Estragar o Deck Dele Como,Se Recicla?
No Turno 4 Por Exemplo,Conselheiro Poderia Usar ANS+Anatematizar


Xoyru a écrit :

só pra completar oque o maik disse: porta do infinito NÃO é tããããããão boa assim, não tenta enfiar ela em qualquer deck q não é assim q funciona cara, não é só colocar uma porta do infinito q vc já venceu o jogo não

Eu Nunca Disse,Que A Porta do Infinito,Era Uma Carta Tão Over Full,Mas Ela é Muito Mais Util Que Parado,E Semelhantes,Pois Afeta Todos(Inclusive Muito Eficar Contra Corrupt),e Manda Para Descarte e Não Deck...



Já Estou Ficando Frustrados,Só Porque Alguem Tem Uma Opinião Diferente Da Minha,Se Acha No Direito De Se Achar o "Lord Supremo da Certeza",E Falar Tudo Que Eu Disse Estar Errrado,e o Que Essa Pessoa Disse Estar Supremamente Certo.

Dernière modification par codydet (01-09-2012 22:03:32)


Hors ligne

#14 01-09-2012 22:09:11

Xoyru
Gardien
Lieu : Ilhas Brancas
Inscription : 17-08-2011
Messages : 1 066

Re : Ultimate descart

varias palavrinhas cara, mais eu e vc e todo o fórum sabe q um deck bom pra vc é só lendarias e porta do infinito, se vc descorda veja o tópico de deck protótipos.

Dernière modification par Xoyru (01-09-2012 22:09:27)


http://maw-underthebamboo.blogspot.com/
http://cian.over-blog.net/
Piratas são os donos da pólvora, do trovão e do metal.


Hors ligne

#15 01-09-2012 22:17:09

Ryugamine Mikado
Guémélite
Inscription : 18-08-2012
Messages : 460

Re : Ultimate descart

Se tiver a chance de estragar o deck do oponente, podendo estragar o SEU também, não vale a pena, justamente por que seu deck não tem dano, não é a base de ataque, se fosse a base de ataque, e seus personagens tivessem um ataque fixo alto, ai anatematizar, num deck que reutiliza sempre o descarte, não é bom, é a mesma coisa que usar anatematizar num compendium, ou no deck do maik, entendes? isso só ferraria o jogo, tiraria as grandes chaves, tem cartas que funcionam no oponente e em você, como counter, ela pode tanto estragar o jogo do oponente, quanto estragar o seu jogo, e num play-controller, isso significa derrota.


Oh, i when I say I love humans, that means humans, not you. -Orihara Izaya


Hors ligne

#16 01-09-2012 22:29:19

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

Ryugamine Mikado a écrit :

Se tiver a chance de estragar o deck do oponente, podendo estragar o SEU também, não vale a pena, justamente por que seu deck não tem dano, não é a base de ataque, se fosse a base de ataque, e seus personagens tivessem um ataque fixo alto, ai anatematizar, num deck que reutiliza sempre o descarte, não é bom, é a mesma coisa que usar anatematizar num compendium, ou no deck do maik, entendes? isso só ferraria o jogo, tiraria as grandes chaves, tem cartas que funcionam no oponente e em você, como counter, ela pode tanto estragar o jogo do oponente, quanto estragar o seu jogo, e num play-controller, isso significa derrota.

Concordo Com Você Agora(Exeto Pela Parte Do Compendium Pois,Exeto de For o Segredo Compendium,é Bom Ter Sempre 0 No Descarte).
Mas Eu Gostaria de Saber Como Esse Deck Se Sai Contra Marzin,Pois Se Descarta Bem Rapido,Só Apoiaria Ele,E Já Que a Cada 10 Que Manda Para o Descarte Remove Uma...


Hors ligne

#17 01-09-2012 22:30:23

leemendes
Habitant de Guem
Lieu : de conchal sp
Inscription : 13-03-2012
Messages : 152
Site Web

Re : Ultimate descart

Porta do infinito nao ganha jogo nao e so um counter  nao precisa coloca ela em todos os decks nao cody e tambem nao e todo mundo que tem ela!


Jogo eredan como todos jogam mais a minha meta E alcançar meu objetivos com todas minhas forças!

CANAL NO YOUTUB:LEEMENDES EREDAN


Hors ligne

#18 01-09-2012 22:32:01

Ryugamine Mikado
Guémélite
Inscription : 18-08-2012
Messages : 460

Re : Ultimate descart

O que eu quis dizer codu, foi que colocar anatematizar neste deck, é a mesma coisa que colocar anatematizar num deck compendium de segredo, não tem sentido.


Oh, i when I say I love humans, that means humans, not you. -Orihara Izaya


Hors ligne

#19 01-09-2012 22:32:22

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

leemendes a écrit :

Porta do infinito nao ganha jogo nao e so um counter  nao precisa coloca ela em todos os decks nao cody e tambem nao e todo mundo que tem ela!

Eu Sei...
Mas é Um Bom Counter...

Edit:
Vou Falar A Real Agora,Algum De Vocês Que Tanto Me Criticaram Tem Este Deck?Colocou As Cartas?Testou? P%$@ Que Paril,Não Tentaram e Já Estão a Reclamar? é O Mesmo Que Não Comer "Brocolis" Pois Diz Que Não Gosta,Mas Nunca Esperimentou...
Ideias Inovadoras Vencem!Tentar Não Retrocede Apenas Faz Evoluir...

Dernière modification par codydet (01-09-2012 22:37:33)


Hors ligne

#20 01-09-2012 22:35:50

maikmc
Habitant de Guem
Inscription : 17-09-2011
Messages : 254

Re : Ultimate descart

cody, presta atenção, esse deck do feliperenan, não gera cartas no cemitério é eliminação instantanea, s ficar no cemitério no máximo é 5 ou 6, agora me diz, o q o mago mestre marzin ai fazer com 5 ou 6 cartas no cemitério?

e é sempre vc q parece o rei da certeza por isso q eu te corto

Dernière modification par maikmc (01-09-2012 22:37:46)


"Na escrita existe um ponto de interrogação, exite um ponto de exclamação, existe um ponto final, mas não exite um ponto de ironia..." (Danilo Gentilli, humorista)


Hors ligne

#21 01-09-2012 22:40:18

Stormholt
Eredanien
Lieu : Votorantim,São Paulo
Inscription : 17-06-2011
Messages : 4 606
Site Web

Re : Ultimate descart

Uma carta que cairia bem é Maestria, pra copiar as cartas defensivas...

Porem não acho esse discarte a Ultimate, o discarte com Abissien fica melhor, porque esse deck não pode usar Indigestão e umas boas cartas do Circo... Ainda vô no Alyca Psi e Abiss...


E meu nome não é SHIRLEY!

Eredan-->> Storm Videos <<--Videos


Hors ligne

#22 01-09-2012 22:44:19

codydet
Gardien
Inscription : 26-04-2012
Messages : 2 082

Re : Ultimate descart

Stormholt a écrit :

Uma carta que cairia bem é Maestria, pra copiar as cartas defensivas...

Porem não acho esse discarte a Ultimate, o discarte com Abissien fica melhor, porque esse deck não pode usar Indigestão e umas boas cartas do Circo... Ainda vô no Alyca Psi e Abiss...

Sobre Maetria Concordo,Pois Poderia Clonar a "Carta Chave Do Deck"
Mas Discordo Em Partes Sobre Circo,Esse Deck Teria o Diferencial de Alto-Remover do Jogo As Cartas Descartadas,E Não Com O Circo Que Tem de Esperar Para Anatemarizar


Hors ligne

#23 01-09-2012 22:47:41

Ryugamine Mikado
Guémélite
Inscription : 18-08-2012
Messages : 460

Re : Ultimate descart

Cody, existe uma diferença, entre fazer perguntas com nexo ao baralho, ter uma noção do que perguntar, do que lançar um counter geral, e uma carta que não combina com o deck, ao menos que pergunte SE a carta é boa, e não que É boa, por que não sabes, não jogas este deck.

Stormholt:
O Siri também tem descarte de circus, por isso que ele disse que esse achava mais divertido, ai é o que cada um gosta, também não posso falar por ele ... só estou me referindo ao que ele me disse, e que postou ^^


Oh, i when I say I love humans, that means humans, not you. -Orihara Izaya


Hors ligne

#24 01-09-2012 22:53:57

leemendes
Habitant de Guem
Lieu : de conchal sp
Inscription : 13-03-2012
Messages : 152
Site Web

Re : Ultimate descart

Pra jogar contra  marzhim é bom colocar uns areias movediças

Dernière modification par leemendes (01-09-2012 23:02:26)


Jogo eredan como todos jogam mais a minha meta E alcançar meu objetivos com todas minhas forças!

CANAL NO YOUTUB:LEEMENDES EREDAN


Hors ligne

#25 01-09-2012 23:12:32

Wanderson Farias
Habitant de Guem
Lieu : RJ
Inscription : 30-12-2011
Messages : 350

Re : Ultimate descart

feliperenan a écrit :

contras:

Nao conheço deck counter a esse descartador, mas existem algumas cartas que podem atrapalhar: dissidencia, iluminação, um novo começo e sentença.

3x [card]luminosidade[/card] e [card]Servo do Mágico[/card] enquanto tu toma uns 10 de dano mágico por turno parece-me um bom counter.


Hors ligne

Pied de page des forums